Sábado, 25 de Abril de 2020

25 ABRIL - Dia da Liberdade | Mensagem do Presidente

25 ABRIL - Dia da Liberdade | Mensagem do Presidente

Caros Paranhenses,
Caras e caros Amigos,

Assinalamos este ano o 25 de abril de uma forma diferente! Contidos, em estado de emergência, preocupados com o presente e com o futuro e sem o podermos fazer juntos. Na rua, nas instituições e nas coletividades.

É quase contraditório comemorar o Dia da Liberdade sem ela! Mas é exatamente por ela, a Liberdade, que não podemos deixar passar em claro esta data.

Primeiro, porque o 25 de abril nos trouxe um dos maiores bens que o Ser Humano pode usufruir enquanto cidadão: a Democracia! 
Não há regimes políticos perfeitos, bem pelo contrário, mas sem dúvida que a Democracia é o melhor, o mais avançado, o mais solidário e o mais completo dos Direitos, Liberdades e Garantias.

Também porque “Abril” e Democracia, são sinónimos de Cidadania. Não é mais nem menos do que a prática de direitos e deveres que nos competem enquanto membros e agentes transformadores da Sociedade. Sem a prática da cidadania e sem esse equilíbrio entre os tais direitos e deveres, não há sociedades justas nem desenvolvidas.

Falar do 25 de abril é falar do Poder Local e da sua importância para a vida das pessoas. Esta é a forma de poder mais próxima, mais direta e por vezes mais importante para a nossa vida diária. Foi uma grande conquista! 
Portugal seria um país mais atrasado, menos solidário, mais desequilibrado e muito mais distante da capital, se não fossem os Presidentes de Câmara e de Junta, os Vereadores, as Assembleias Municipais e de Freguesia, com o enorme conhecimento dos problemas e das mais elementares necessidades do país profundo. 
Com a sua relação emocional, geográfica, pessoal, patrimonial com os lugares que a que pertencem e dirigem, resolvem problemas tão importantes que se não fosse o poder Autárquico, o Governo central nem saberia que existiam!

Mas Liberdade implica sobretudo Responsabilidade! Pessoal, para cada um de nós e política para quem nos governa, ou para quem esteja na oposição. Ser responsável a este nível, significa valorizar e qualificar a Democracia. Significa contribuir para o bem comum! 
Imagine-se o que seria esta pandemia em Portugal se todos nós, Portugueses, não estivéssemos a ter um comportamento exemplar e altamente responsável! 
Se cada um de nós não sentisse a responsabilidade de ajudar e de proteger quem está à nossa volta, muitas vezes vulnerável e em solidão. É por isto que responsabilidade significa muitas vezes, solidariedade!

Vamos pois festejar o 25 de abril. O da Democracia, da Liberdade, da Cidadania e da Responsabilidade. Em casa. Aguardando com serenidade dias melhores, mas com resiliência, esperança e coragem! Sempre fomos assim. 
E é assim que vamos voltar aos dias de Sol!

O Presidente da Junta de Freguesia de Paranhos,
Alberto Machado

#ParanhosFicaEmCasa