Inovação e Sustentabilidade

O Pelouro da Inovação e Sustentabilidade promove ações diversas no sentido de divulgar, implementar e/ou avaliar soluções e práticas inovadoras e/ou potencialmente mais eficazes, de  natureza técnica e/ou organizacional, na ótica da racionalização de recursos afetos ao funcionamento das instituições. 

Este Pelouro é responsável pela apresentação de candidaturas ao Programa JUNTAr – Economia Circular em Freguesias, do Fundo Ambiental (FA) do Ministério do Ambiente, destinado ao financiamento da implementação de “soluções locais de economia circular, demonstrando os benefícios económicos, sociais e ambientais associados”. Beneficiando deste instrumento financeiro, foi concretizada a colocação de painéis solares no edifício-sede da Junta de Freguesia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental no âmbito da autarquia, reduzindo-se em cerca de um terço a fatura do consumo de eletricidade neste edifício. 

O trabalho desenvolvido por este Pelouro privilegia o Empreendedorismo e a Capacitação dos nossos concidadãos. Exemplo disso será a parceria estabelecida com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, materializada na criação de um Gabinete de Inserção Profissional, na oferta de oportunidades de formação e na implementação de outras medidas, por forma a apoiar os desempregados da Freguesia, na ótica do reforço da sua capacitação para a vida ativa. 

O Pelouro está recetivo a efetuar parcerias com entidades que demonstrem responsabilidade social e sustentabilidade, na ótica da melhoria do funcionamento das organizações e da promoção da cooperação institucional e comunitária. 

Em matéria de Ambiente, este Pelouro mantém um olhar atento relativamente aos problemas existentes na Freguesia, visando a sua resolução em tempo útil, transmitindo às entidades competentes as  irregularidades detetadas e as reclamações recebidas neste âmbito.