Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Paranhos é um equipamento da Junta de Freguesia de Paranhos e tem por finalidade promover e valorizar o património cultural da freguesia de Paranhos e da cidade do Porto.

Aqui se concretiza uma oferta cultural diversificada, com destaque para a atividade formativa regular, as exposições, as sessões de poesia e de apresentação de livros, ou, ainda, os workshops, entre muitas outras iniciativas de natureza distinta.

Este equipamento dispõe de um auditório, com capacidade para 50 pessoas, de uma sala de exposições e de uma biblioteca e sala de leitura, disponíveis a todos os interessados.

 


Horário: de segunda a sexta, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Morada: Largo do Campo Lindo, n.º 7, 4200-142 Porto
Contacto: 22 550 76 76 ou 93 858 01 06 | casadacultura@jfparanhos.pt

Concurso "As mais belas Cartas de Amor" - 9ª Edição

Este concurso pretende valorizar a escrita criativa como fonte de prazer, satisfação pessoal, conquista e realização, estimulando os processos de pensamento, deimaginação e de expressão desentimentos.

A temática das cartas deve centrar-se no Amor e nos Afetos. A entrega dos trabalhos deve ser até ao dia 14 de fevereiro de 2021, com a referência "As mais belas Cartas de Amor".

Para mais informações consulte as normas de participação.

 Cartaz do concurso "As mais belas Cartas de Amor"

 Formulário de candidatura ao concurso

 Normas de participação no consurso "As mais belas Cartas de Amor"


Antologia Poética 2021

Informações e procedimentos:

1. O Pelouro da Cultura pretende promover a edição de uma antologia poética, no ano de 2021;

2. Os autores interessados em ver publicados os seus poemas no livro em causa, deverão preencher e entregar na Casa da Cultura de Paranhos (Largo do Campo Lindo, n.º 7, 4200-142 PORTO) – ou enviar por correio eletrónico, para casadacultura@jfparanhos.pt – um formulário específico, disponível no sítio da internet da Junta de Freguesia de Paranhos, acompanhando os textos de sua autoria. A data limite para este procedimento é o dia 21 de março de 2021;

3. Os textos entregues / enviados deverão ser produzidos, preferencialmente, em Microsoft Word (ficheiro editável);

4. Os autores dos textos entregues / enviados terão de ser naturais da freguesia de Paranhos, ou nela residentes e recenseados (condição verificada pelo CC);

5. Cada autor poderá enviar, no máximo, três textos, sendo que só serão publicados, no máximo, dois deles;

6. A seleção dos textos a publicar será efetuada por um grupo de trabalho, composto por três elementos, designadamente, um representante do Executivo da JFP e dois outros elementos, com reconhecidas competências no domínio da Língua Portuguesa;

7. Os autores interessados em ver publicados os seus poemas, abdicam de quaisquer direitos de autor ou afins, referentes aos textos por eles entregues / enviados, bem como não receberão qualquer compensação financeira decorrente da publicação / divulgação / distribuição da Antologia Poética em causa;

8. Poderão ser enviadas ilustrações, em papel, em formato A4, inéditas e originais, para eventual seleção de imagem a utilizar na capa do livro em causa.

 Formulário de candidatura