Segunda, 02 de Junho de 2014

Alberto Machado reúne com Direção do IHRU

Na sequência dos processos de atualização de dados e rendas promovidos recentemente, foram vários os moradores que contactaram a Junta de Freguesia para pedir ajuda no sentido de serem apoiados e elucidados.
O Presidente da Junta falou com o Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Dr. Vítor Reis e com a Diretora da Delegação do Porto, Dr.ª Luísa Aparício, no sentido de ser esclarecido sobre o processo em curso.
Assim, ficou a saber que a atualização de dados e de rendimentos deu origem a uma atualização das rendas que, nestes bairros, "será faseada em três anos, para facilitar o ajustamento das famílias às novas rendas", sustenta o IHRU, notando que no Porto, "as rendas não eram revistas há mais de 25 anos (...) O Presidente da Junta, Alberto Machado trouxe da reunião a garantia de que as rendas tanto podem subir como descer, já que, "no regime de renda apoiada, a renda é calculada em função da composição e dos rendimentos do agregado familiar", por isso, caso algum elemento do agregado familiar fique desempregado pode ser pedido o recalculo da renda. Foi também garantido ao Presidente da Junta, que o o IHRU prevê o arranque das obras no Bairro Novo de Paranhos até ao final deste ano, num investimento total de 880.000 euros. Em 2016 será o Bairro do Amial a ser intervencionado, com uma verba destinada de 440.000 euros. Relativamente ao Bairro de São Tomé, existe um problema com a propriedade, uma vez que, parte das casas são propriedade das pessoas que lá vivem, sendo que as obras só poderão ocorrer após a constituição de condomínios. Leia a notícia na íntegra em: http://www.jfparanhos-porto.pt/jornal/20140529jornal%2046.pdf