Terça, 07 de Setembro de 2021

Alteração dos locais das Assembleias de Voto

Alteração dos locais das Assembleias de Voto

Em virtude da pandemia COVID-19 e no sentido de garantir o cumprimento das regras da DGS foram introduzidos um conjunto de alterações:

1º Foram criadas mais mesas de voto para que o número de eleitores por mesa não ultrapasse sensivelmente os 750 eleitores.

2º Foram alterados alguns locais de voto, nomeadamente aqueles situados nas escolas de 1º ciclo, para garantir que o acesso às secções de voto se faz em espaços mais amplos, em maior segurança e de acordo com as recomendações das Autoridades de Saúde. Os novos locais situam-se nas Escolas do 2º e 3º Ciclos. Espaços maiores e que possuem melhores condições para cumprimento das normas da DGS.

3º Foram criados circuitos de entrada e saída dos eleitores nas escolas, por forma a reduzir o cruzamento de eleitores.

4º Foram afastadas todas as mesas de voto afim de se evitar a acumulação de pessoas, sobretudo nos corredores, e serão utilizados espaços mais amplos, nomeadamente pavilhões gimnodesportivos e diferentes blocos de salas de aulas nas diferentes escolas.

Estas alterações visam:
- evitar aglomerações nos acessos às mesas de voto;
- evitar os corredores mais estreitos das escolas do 1º ciclo;
- garantir o distanciamento físico dos eleitores;
- garantir locais de votação (escolas) com maior espaço exterior para possibilitar que as filas se desenvolvam com espaçamento, no exterior dos locais de voto;
- possibilitar maior acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

Veja AQUI as alterações efetuadas na Freguesia de Paranhos.