Quinta, 18 de Outubro de 2012

Aparelho ajuda idosos de Paranhos a pedir assistência

Jornal de Notícias
18 de outubro de 2012
página 19

Maria Serro tem 83 anos e foi a primeira a beneficiar do sistema de teleassistência ontem posto em prática na freguesia de Paranhos, Porto.
Embora tenha seis filhos, Maria passa muito tempo sozinha:"Isto será a minha salvação", confessa.
A "Teleassistência para Idosos" faz com um aparelho pouco maior do que um relógio de pulso, onde estão concentradas funcionalidades que podem salvar vidas. Basta carregar num botão e rapidamente o aparelho é ligado a um call center, constituído por enfermeiros preparados para responder às necessidades dos mais velhos.
"Se o idoso tiver uma insónia e quiser falar com alguém às 3 horas, pode fazê-lo. Se sair e se perder pode ligar e, através do sistema de GPS, alguém o irá buscar", explica António Sousa, representante da empresa produtora do dispositivo. Também Alberto Machado, presidente da Junta, considera que "um nível de segurança mais elevado" é disponibilizado aos idosos.
O aparelho será distribuído pelos maiores de 65 anos, mediante os seus rendimentos. Os preços variam desde 150 euros, tendo uma mensalidade de 12 euros, até aos que poderão tê-lo grátis. A Junta de Paranhos terá um stock de 20 aparelhos aumentando, a 1 de janeiro, o número para 40.

Rita Vilaça
____________________

A Junta de Freguesia informa que será feita de forma permanente uma avaliação sobre a situação de idosos isolados, cujo acesso ao mecanismo de teleassistência será feito mediante a disponibilidade financeira da autarquia, que responderá prioritariamente aos casos mais prementes.