Sexta, 23 de Abril de 2021

Apoio a Associações e Coletividades ajuda a manter atividade

Apoio a Associações e Coletividades ajuda a manter atividade

O associativismo popular de âmbito desportivo, cultural, educativo e social sofreu um forte impacto com a pandemia. Muitas coletividades ficaram mesmo em risco de continuar a manter a sua existência, depois de largos meses de portas fechadas e sem atividade.

Nesse sentido o Executivo da Junta de Freguesia decidiu em abril de 2020, face às circunstâncias que estávamos a viver, transferir as verbas previstas para a realização de atividades e projetos para o apoio à atividade regular destas associações, nomeadamente a quebra de receitas e o pagamento das despesas correntes de funcionamento.

Este apoio acabou por ser vital para muitas, tendo mesmo, em alguns casos, sido a única receita de todo o ano face ao encerramento de portas a que estiveram obrigadas. O impacto do encerramento não está ainda verdadeiramente avaliado, mas pretende-se conseguir que estas associações continuem vivas, para que possam abrir portas e regressar à sua atividade normal, mal seja possível. Igual medida está a ser preparada para o ano em curso, uma vez que o Executivo considera de extrema importância a manutenção da atividade destas Coletividades de cariz popular na dinâmica associativa da Freguesia.