Quinta, 28 de Janeiro de 2016

Assembleia geral de associados do Sport Progresso doa património museológico do clube à Freguesia

Na sequência de várias reuniões de assembleia geral dos associados do Sport Progresso em que, não foi possível, encontrar uma direção para dar continuidade a este clube histórico da Freguesia, a última assembleia realizada, determinou a doação de todo o património museológico reunido ao longo dos 107 anos de existência desta agremiação desportiva à Junta de Freguesia de Paranhos.
O histórico clube, há dois anos sem atividade desportiva, encontra-se numa situação de divida perante as Finanças, a Segurança Social, a Associação de Futebol do Porto e vários fornecedores. Em sequência do não pagamento da renda do campo de jogos Queirós Sobrinho ficou sem o poder utilizar e, mais recentemente, foram obrigados a entregar a sede da Rua do Carriçal, pela mesma razão.
Confrontados com esta situação, um grupo de associados procurou a Junta de Freguesia para salvaguardar o património museológico do Sport Progresso, no prazo curto que tinham para entregar o referido imóvel.
Entre este valioso património encontram-se várias taças. Uma das mais antigas é de 1923 referente a um jogo entre o Progresso e o Salgueiros.
Também foram entregues vários elementos referentes à longa história do Sport Progresso e ao seu antigo Campo do Ameal, onde se realizaram alguns jogos históricos do futebol nacional. Neste capítulo, foram entregues à Junta várias placas de mármore alusivas aos seguintes jogos: 18º e 24º encontros intercidades Porto vs Lisboa de 1924 e de 1929; jogo Progresso vs Real C. D. Hespanhol de 1924; o primeiro jogo da Seleção Nacional Portuguesa contra a Seleção da Hungria de 1926; o terceiro Portugal vs Itália de 1928; o terceiro jogo Porto vs Vigo de 1930; e, o oitavo jogo Portugal vs Espanha de 1930.
Face a esta situação, o presidente da Junta, Alberto Machado e o Executivo pretendem guardar o património museológico até que possa ser reativado o clube ou, no caso de o clube não regressar à atividade, criar uma sala-museu que possa perpetuar a história deste grande clube de Paranhos e da cidade.