Segunda, 26 de Abril de 2021

Balanço de 2020 demonstra reforço significativo na Ação Social

Balanço de 2020 demonstra reforço significativo na Ação Social

O Relatório e Contas de 2020 aprovado recentemente demonstra que a Junta de Freguesia de Paranhos priorizou o Pelouro da Ação Social, na sequência da crise que vivemos.

O Presidente da Junta, Alberto Machado referiu que “a pandemia criou um problema social, económico e financeiro que nos obriga a reagir, alocando todos os recursos disponíveis ao apoio a quem está a ser mais atingido nesta crise”.

Desta forma, o Executivo da Junta transferiu as verbas que não foram usadas face ao cancelamento de muitas das atividades e projetos previstos para 2020 e reforçou o Programa de Emergência Social, como forma de apoio de última instância a situações emergentes.

A coordenação da Comissão Social de Freguesia mostrou-se essencial em tempos tão difíceis como aqueles que vivemos em 2020. E só com a articulação conjunta de todas as instituições da Freguesia foi possível ir de ao encontro das necessidades “mais regulares” e das “resultantes” desta crise pandémica.

Para além do reforço do Programa de Emergência Social, também o projeto Zero Desperdício, a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI’s) às Instituições de 3o idade da Freguesia, as sessões formativas do Gabinete de Inserção Profissional, as muitas atividades online desenvolvidas e o contacto direto com os Paranhenses isolados e mais carenciados foram parte significativa do trabalho da Junta em 2020.