Terça, 10 de Janeiro de 2017

Confraria dos Doces de Paranhos

Os Doces de Paranhos, especialidade da freguesia, têm desde setembro de 2015 uma Confraria, cuja cerimónia de entronização dos primeiros 21 confrades realizou-se no passado dia 8 de outubro.
A cerimónia de louvor pela Confraria dos Doces de Paranhos, realizou-se na Igreja Matriz da Freguesia, seguida da cerimónia de entronização dos primeiros confrades e apresentação solene do estandarte da confraria, na Quinta do Vieira.
A Confraria dos Doces de Paranhos tem como objetivo promover o estudo, a defesa, a valorização e a divulgação desta especialidade da doçaria tradicional da freguesia, bem como explorar a sua relação com diferentes atividades económicas, manifestações culturais e áreas do saber.
Estes doces têm como base farinha, ovos, açúcar, limão e algumas especiarias, entre outros ingredientes, têm um formato e tamanho muito semelhante a um scone, mas o seu saber é único e inconfundível.
Atualmente os Doces de Paranhos são produzidos e vendidos, aos fins de semana, pelo Rancho Folclórico
de Paranhos, na Quinta de São Romão (junto à Igreja da Areosa).
“Num artigo de 1909, publicado no Tripeiro, José Martins deixou-nos a referência aos doces das festas e romarias da cidade e arredores, destacando os de Paranhos – então das mais rústicas freguesias do Porto – que considerava os mais antigos do género. (…) Eram os doces mais populares da cidade e ofertavam-se como presente às pessoas que não iam à festa de Paranhos. Várias famílias da freguesia se dedicavam à sua confecção (...).” In PACHECO, Hélder – Tradições Populares do Porto, Ed. Presença, 1991 (3.ª ed.), p 136