Segunda, 09 de Março de 2015

Crematório de Paranhos

Resultado da aliança entre ambição e visão estratégica do atual executivo, o Crematório da Freguesia de Paranhos, é já uma realidade. Dia da inauguração do Crematório de Paranhos, o dia 7 de março foi dia de orgulho, não só para o Executivo da Junta de Freguesia de Paranhos, mas para todos os Paranhenses. Para além da população que fez questão em estar presente em tão importante ato, marcaram presença, o Presidente da Junta, todos os elementos do Executivo da Autarquia e o Presidente e vários membros da Assembleia de Freguesia.
Este equipamento já se encontra totalmente operacional, dando assim início a uma nova era do Cemitério de Paranhos. Trata-se do segundo crematório público da cidade, que servirá, não só a população de Paranhos, mas a população de toda a região. A construção ocupa o gaveto das Ruas Dr. Roberto Frias e Dr. Manuel Pereira da Silva. O edifício do Crematório é apenas o primeiro, de um conjunto de três que serão construídos no local e que, em conjunto, formarão o Tanatório de Paranhos. O orçamento da Junta, sendo limitado, levou a que o Executivo optasse por fazer a obra de forma modular, à medida das possibilidades, uma vez que, a obra é um investimento integral e terá uma gestão de 100% da Junta de Freguesia de Paranhos.
Foram investidos cerca de 275 mil euros neste primeiro edifício, que é o “coração” do futuro Tanatório. O segundo edifício modular será constituído pelas três capelas de velação, que está previsto ser iniciado até 2017, com um custo estimado de 225 mil euros. O terceiro edifício será o complemento final do Tanatório, com os serviços associados: um marmorista, uma florista e uma pequena cafetaria. Um investimento que se prevê poder começar em finais de 2018, com um custo estimado de 100 mil euros.
As famílias poderão agora, com este novo equipamento, despedir-se condignamente dos seus entes queridos, sem terem de ver muitas vezes adiada a concretização da cerimónia, devido à extensa lista de espera para a realização deste ato, cuja procura tem sido crescente nos últimos tempos.
O Crematório de Paranhos passa assim a disponibilizar um serviço ambientalmente sustentável, com instalações preparadas para oferecer as melhores condições e serviços, não só às famílias, mas também, aos agentes funerários.
O serviço de cremação funciona de segunda a domingo, das 8h00 às 20h00.
Um outro serviço que desde fevereiro está disponível no Cemitério de Paranhos, são 76 novos columbários, espaços destinados ao depósito individual de urnas de cinzas, que podem ser requeridos por aluguer ou concessão. Os columbários juntam-se ao cendrário (roseiral) já existente no cemitério de Paranhos desde 2010, que se destina à inumação anónima e coletiva de cinzas.