Quarta, 03 de Fevereiro de 2016

Crematório de Paranhos contribui para o fim das listas de espera nas cremações

Em março de 2015 foi inaugurado mais um equipamento para a Freguesia: o Crematório de Paranhos.
O planeamento e a concretização deste projeto pelo Executivo da Junta bem poderia secundar a célebre frase de Fernando Pessoa: “Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”.
Foram várias as justificações encontradas para a construção deste equipamento de cariz funerário. Entre elas destacamos o fim dos dias de espera para que um familiar fosse cremado.
A preocupação do Executivo da Junta face à crescente procura e à falta de resposta levou à concretização desta obra. Assim, é possível à Freguesia prestar um serviço que facilita o processo de luto e dá resposta à procura existente.
Para além deste argumento, também a resolução do problema de escassez de espaço nos cemitérios e os benefícios ambientais são motivos justificativos desta escolha. Para as famílias é evidente também a vantagem económica existente. É que, apesar da cremação usar equipamentos e recursos de alta tecnologia, o processo de cremação tem custos consideravelmente mais acessíveis que o funeral atual.
Com 10 meses de funcionamento deste equipamento, é possível afirmar que os objetivos definidos para o primeiro ano já estão superados e a Freguesia torna-se, uma vez mais, inovadora ao ser a primeira a ter um equipamento do género, quando ainda são poucos os municípios capazes deste investimento.