Sexta, 17 de Maio de 2013

Espaço da Juventude começa a ser uma realidade

A Câmara Municipal assinou recentemente com a Paróquia da Areosa, um acordo de cedência, em direito de superfície por 30 anos, de um terreno localizado ao lado da igreja da Areosa. Esta cedência tem como fim a construção de um equipamento versátil de apoio às actividades da Paróquia destinadas aos mais jovens.

Há vários anos que se sente falta de um espaço que possa ser usado pelos muitos jovens que frequentam a Paróquia, segundo Miguel Araújo, um dos responsáveis pelo movimento promotor do Espaço Jovem, a Paróquia tem cerca de 150 crianças e jovens na Escola de Música de Santa Cecília, o maior agrupamento de escuteiros do Porto com perto de 250 jovens e vários grupos de jovens que juntos representam mais de 500 jovens a frequentar actividades ligadas à Paróquia.

O investimento para edificação do espaço será na ordem dos 500 mil euros, financiado através das próprias actividades dos jovens e também com o apoio de mecenas.
O projecto deverá estar concluído em 2020, sendo que se espera que a primeira pedra seja lançada daqui a 1 ano. O projecto é da autoria do Arquitecto Miguel Brochado, um jovem da Paróquia cujo avó foi o Arquitecto responsável pela construção da igreja. O presidente da junta, Alberto Machado considera a obra muito importante para a Freguesia, em especial para a zona da Areosa. A Junta tem como objectivo a instalação de um parque infantil naquela zona da Freguesia e está a ser analisada a hipótese de aproveitar estas duas vontades para dotar a Areosa destes equipamentos.