Quinta, 23 de Fevereiro de 2017

Junta de Freguesia inicia projeto piloto de Terapia Assistida por Animais

A Junta de Freguesia vai iniciar um projeto piloto, em parceria com a Unidade de Multideficiência da Escola EB 2/3 Pêro Vaz de Caminha. Este projeto visa a Terapia Assistida por Animais que utiliza a relação Homem/Cão numa intervenção com objetivos definidos como parte integrante de um processo terapêutico. Com a presença do cão, as crianças mostram-se mais motivadas e disponíveis à realização de atividades, o que resulta num passo importante para atingir os objetivos estipulados.

Na Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência será desenvolvido um programa com critérios específicos que tem como objetivo promover uma melhoria no funcionamento físico, cognitivo, social, emocional e afetivo.

Vários estudos realizados confirmam os benefícios físicos do contacto com os animais que proporciona uma fonte diversificada de estimulação sensorial e promove o exercício e a atividade física. Também ao nível cognitivo, a presença do animal aumenta a atenção e a concentração e, consequentemente, a estimulação mental, promovendo, a comunicação e diminuindo os sintomas depressivos. Ao nível social, está comprovado que os cães são facilitadores da interação servindo de “ponte” entre o terapeuta e o utente e proporcionam oportunidades de melhoria de relação de pares.

Os benefícios emocionais e afetivos advêm da presença dos cães, uma vez que esta interação proporciona uma partilha de sentimentos, sendo que os animais manifestam uma aceitação incondicional sem juízos de valor, promovendo a empatia, companheirismo e sentimento de pertença.

O projecto será dinamizado pela equipa da “Ladra Comigo”, que é constituída por duas profissionais de saúde, uma Psicóloga, Catarina Cascais, que faz dupla com os cães terapeutas Miles e Safira e uma Gerontóloga, Clara Cardoso, que faz dupla com as cadelas terapeutas Milú, Laika e Gemma.

Para o Presidente da Junta, Alberto Machado, “a inovação contínua a que estamos habituados em Paranhos, leva-nos a querer chegar cada vez mais longe. Não podíamos dizer que não a esta oportunidade de podermos possibilitar que crianças com deficiência possam ter acesso a novas terapias, é certamente uma mais valia para toda a nossa comunidade”.

A equipa é certificada pela ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social.