Quinta, 18 de Fevereiro de 2021

Mensagem do Presidente à população de Paranhos

Mensagem do Presidente à população de Paranhos

 

Caras e caros Paranhenses,

Caras amigas e caros amigos,

Portugal vive o período mais complicado e mais “negro” dos últimos cem anos.

A crise provocada pela COVID-19 é dramática, com milhares de infetados, mortos, internados e com uma pressão insustentável no atendimento, nos hospitais e nos centros de saúde, agravada por uma severa recessão económica, sem paralelo, que atirou o país para uma situação de crise extrema.

Com o plano de vacinação atrasado e com problemas de transparência nas suas prioridades, estamos reféns da imunidade de grupo que tarda em ser alcançada. Só para o final do verão, dizem os entendidos. Até lá, teremos longas semanas de confinamento e um período de desconfinamento gradual, sobre o qual não sabemos nada.

O Porto e, neste caso, também Paranhos, não fogem a esta dura realidade! Cabe, pois, à Junta de Freguesia utilizar todos os seus recursos para apoiar a população, na medida das suas possibilidades e competências. Pois, como sabemos, as Juntas de Freguesias têm menos recursos e menos competências que as Câmaras Municipais.

Por isso, tal como na primeira e segunda vaga, e particularmente entre março e maio passado, a Junta de Freguesia de Paranhos preparou-se para reforçar o auxílio dos mais vulneráveis. O Executivo da Junta afetou ao Pelouro da Ação Social todas as verbas disponíveis para 2021, garantindo o maior orçamento dos últimos anos para a área social.

Esta capacidade financeira servirá, em primeira linha, para acudir às situações de carência dos agregados familiares, mais atingidos por esta situação trágica.

Garantimos também o reforço dos recursos humanos para o combate à pandemia. Com técnicos habilitados, meios logísticos e financeiros para ajudar quem mais precisa. Bem sabemos que não resolvemos tudo, mas não hesitaremos em deitar mão de todos os recursos disponíveis, para encontrar soluções.

Por isso, se precisar de algum tipo de ajuda, informações, esclarecimentos, contacte a sua Junta, a nossa Junta de Freguesia!

Estamos ao lado da população, com toda a serenidade e empenho, e não pouparemos no nosso trabalho, para vencer esta batalha!

Por si e por todos!

E não se esqueça, nem facilite. Cumpra todas as normas e indicações de segurança, distanciamento e dever geral de recolhimento obrigatório.

Um abraço do Presidente da Junta,

Alberto Machado