Segunda, 13 de Junho de 2016

Movimento Paranhos Zero Desperdício

Em setembro de 2015 iniciou-se na freguesia de Paranhos o Movimento “Paranhos Zero Desperdício” que visa a utilização de excedentes alimentares produzidos em diversos estabelecimentos de restauração, como forma de suprir as carências alimentares de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica.
A dinamização deste movimento parte de um vasto processo de reconhecimento das necessidades da freguesia de Paranhos, onde se verifica a existência de cerca de 400 famílias em situação de carência alimentar, o que levou a que a Junta de Freguesia articulasse, através de um protocolo com a Associação DariAcordar, uma forma de replicar este movimento que já opera em território nacional desde 2012.
Desde o início do projeto já foram distribuídas mais de 5 toneladas de alimentos por 45 agregados familiares abrangidos.
Atualmente, a Junta de Freguesia de Paranhos garante todas as condições de logística e de higiene e segurança alimentar para que o Movimento “Paranhos Zero Desperdício” se torne uma realidade. Contamos nesta fase, com a colaboração da cantina do Hospital de S. João, cantina da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Confeitaria Doce Alto Carvalhido.
Em Paranhos os alimentos são distribuídos todos os dias úteis e as doses separadas consoante o número de elementos do agregado familiar e a quantidade de bens alimentares disponíveis. Em geral, todos os dias, é possível dispensar aos beneficiários sopa e restante refeição, sendo uma vez por semana distribuídos produtos de confeitaria como pão, doces, bolos, pasteis e salgados.
Todos os beneficiários passam por um criterioso processo de avaliação, de forma a garantir a justiça social na atribuição deste apoio, sendo que ao longo dos últimos 10 meses vários agregados familiares prescindiram do apoio devido à melhoria das suas condições socioeconómicas, possibilitando a integração de novos beneficiários que se encontravam em lista de espera.
Este Movimento pressupõe a ideia da replicação com vista ao impacto social, motivo pelo qual a Junta de Freguesia de Paranhos se associou à DariAcordar lançando o mote “Paranhos não se pode dar ao lixo!”.