Terça, 29 de Dezembro de 2020

Orçamento Colaborativo de Paranhos 2020-2021

Orçamento Colaborativo de Paranhos 2020-2021

Entre 13 de outubro e 11 de novembro decorreram as candidaturas para o Orçamento Colaborativo 20’21 da Freguesia de Paranhos, numa parceria com o Município do Porto, cujo objetivo é promover a sustentabilidade, nas suas vertentes social, económica e ambiental, através da implementação de projetos até 150.000€ de valor total.

Depois da análise preliminar das candidaturas pelo júri do concurso, foram aprovados para integrar a “shortlist” todos os sete projetos apresentados, a saber: Gabinete Local de Apoio ao Consumidor; Centro de Juventude; Reduzir a pegada ecológica, ajudar à neutralidade carbónica; Mais Ambiente, Maior Sustentabilidade; PARANHOS COOP; Kit 4 Solidão; Rotas de Esperança.

A sessão pública de apresentação dos projetos teve lugar no dia 17 de novembro no auditório da Junta de Freguesia de Paranhos e o público presente teve a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre os diferentes projetos e de manifestar a sua preferência.

 

O júri do concurso reuniu no passado dia 23 de novembro tendo selecionado três projetos para execução: Centro de Juventude; Reduzir a pegada ecológica, ajudar à neutralidade carbónica; Mais Ambiente, Maior Sustentabilidade.

O projeto “Centro de Juventude”, que se irá localizar na zona da Areosa, num terreno anexo à igreja da Areosa, será um complexo polivalente para acolher diversas atividades e visa responder a uma forte dinâmica de vários grupos existentes na comunidade envolvente, tanto no domínio cultural, associativo, musical e social. Tem também uma forte componente ambiental, visa a recuperação de um vasto terreno abandonado, dotando a zona de um pequeno pulmão ecológico. A polivalência deste espaço permitirá enquadrar os projetos e grupos referenciados e outros alicerçando a sua ação junto da comunidade em especial junto das faixas etárias mais jovens.

O projeto “Mais Ambiente, Maior Sustentabilidade” visa instalar três sistemasfotovoltaicos de autoconsumo, em vários edifícios da Junta de Freguesia, que permitirão poupar no consumo de energia da rede e reduzir significativamente o nível de emissões de CO2 para a atmosfera. Não só a questão ambiental será favorecida pela utilização de eletricidade produzida pela luz solar, bem como este projeto permitirá a redução da fatura de eletricidade Freguesia de Paranhos. Também a colocação de um posto de carregamento de veículos elétricos permitirá à Junta de Freguesia contribuir para a redução da pegada ecológica e contribuir para a mobilidade sustentável. Já o projeto “Reduzir a pegada ecológica, ajudar à neutralidade carbónica” visa adquirir um veículo elétrico para os serviços de Apoio Social da Junta de Freguesia de Paranhos, numa altura em que a mobilidade elétrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte, nomeadamente com a redução das emissões de CO2, da pegada ecológica e para a neutralidade carbónica.