Quinta, 17 de Julho de 2014

Paranhos está de Parabéns!

A Junta de Freguesia de Paranhos comemora, no dia 18 de julho de 2014, 179 anos, e para assinalar a data, serão lançados dois novos projetos para a comunidade!
Foi no ano de 1835, que por decreto, foi criada em Paranhos, a Junta de Freguesia. Nesta altura, Paranhos integrava a antiga Terra da Maia. Só passados dois anos, a 27 de setembro de 1837, é que Paranhos integrou o Concelho do Porto.
São muitos os problemas sociais que ainda existem, mas é prioridade deste Executivo, tudo fazer para minimizá-los, ou mesmo resolvê-los, através de projetos sociais para a comunidade. Alguns, como a Loja Social, o Plano de Emergência Social, Cantinho dos Avós, Ciclo de Passeios Mensais, ATL'S de Pontas, Unidade Empresarial de Paranhos, Planos de Formação, Teleassistência, estão já no terreno, destinados a apoiar e capacitar toda a população.
Para assinalar esta data tão significativa para a Junta de Freguesia, serão lançados dois novos projetos, que resultam da assunção de duas promissoras parcerias. Uma com a Associação Dar i Acordar – Associação para a Recuperação do Desperdício, e outra, com o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP da Esquadra do Bom Pastor).
A primeira, fará de Paranhos uma freguesia Zero Desperdício. Este projeto pretende criar uma rede colaborativa entre a Dar i Acordar, a Junta de Freguesia, operadores do setor alimentar, IPSS'S e ONG'S para a recolha de alimentos excedentários em restaurantes e outras entidades, para serem doados a pessoas carenciadas, numa lógica de trabalho paralelo ao nível das sua capacitação para que de forma paulatina, se possa interromper a necessidade da situação de dependência.
A segunda parceria surge no âmbito dos Programas “Idosos em Segurança” e “Comércio Seguro” nomeadamente, com o serviço de policiamento de proximidade. A Junta de Freguesia vai atribuir à Esquadra do Bom Pastor, equipamento telefónico para facilitar o apoio à população idosa da freguesia, com especial incidência sobre os idosos isolados, e a todos os comerciantes, que passarão a ter um cartão específico para contactar a PSP. Todos os custos derivados deste serviço serão suportados pela Junta de Freguesia. Esta é uma estratégia que visa contribuir para o bem estar e segurança da população mais vulnerável e propensa à ocorrência de situações de risco.
O lançamento destes dois projetos, numa data tão especial, reveste-se de um significado muito particular para a Junta de Freguesia de Paranhos, pois são prenúncio que está na vontade do poder local agilizar parcerias, estabelecer redes com os atores sociais locais e tornar-se também ele, num agente de mudança da comunidade. É esse o nosso propósito!
O Presidente,
Alberto Machado