Terça, 19 de Novembro de 2019

Paranhos mais verde, melhor futuro!

Paranhos mais verde, melhor futuro!

A Junta de Freguesia de Paranhos, no início de outubro, instalou um sistema fotovoltaico para autoconsumo no seu edifício sede, no âmbito do orçamento colaborativo, que permitirá produzir energia limpa e renovável e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada ecológica e a fatura de eletricidade.

O investimento, de cerca de 17.500€, traduz-se num compromisso do executivo em promover a sustentabilidade ambiental das ações praticadas pela Junta de Freguesia, poupando recursos.

Com esta aposta a Junta de Freguesia poderá reduzir a fatura de eletricidade ao gerar eletricidade de modo gratuito e limpo durante o dia, com recurso apenas à energia do sol.

Esta tecnologia permite a redução da pegada ecológica, através da diminuição da emissão de carbono, uma vez que, ao ser gerada a própria eletricidade, não é necessário ir buscar tanta energia à rede. A energia produzida na rede é maioritariamente proveniente dos combustíveis fósseis, sendo que estes produzem gases para a atmosfera.

Para o Presidente da Junta de Freguesia, Alberto Machado, este investimento “é de qualidade e de longo prazo, dado que o sistema foi pensado para gerar eletricidade limpa durante pelo menos 20 anos”. Com a instalação dos painéis fotovoltaicos, a Junta de Freguesia prevê reduzir a fatura de energia em mais de um terço do seu valor atual, permitindo poupar no consumo de energia da rede.