Terça, 02 de Fevereiro de 2016

Parque Infantil na Areosa: finalmente iniciou a obra!

Há vários anos que a Junta de Freguesia procura a criação de um parque infantil na zona da Areosa. Este local da Freguesia é um dos que mais tem crescido em toda a cidade do Porto. E, em contraciclo com a diminuição da população da cidade, tem crescido em número de habitantes. Em poucos anos, a população quase duplicou, sobretudo à custa de muitas famílias jovens. A este fator populacional acresce o equilíbrio necessário na distribuição de equipamentos infantis pela cidade.
A Junta de Freguesia tem, desde 2001, procurado junto do Município que os parques infantis em Paranhos sejam uma realidade, com qualidade e em resposta às necessidades das populações. Começamos por defender no mandato 2001/2005 a demolição de 4 parques infantis existentes na Freguesia. O estado de conservação era péssimo, as condições de segurança não existiam e a perigosidade da sua utilização era elevada. Com esta posição conseguimos proteger as crianças dos acidentes frequentes. E, iniciamos também, um projeto de médio/longo prazo para a reintrodução destes equipamentos em Paranhos.
Em 2005/2009, conseguimos trazer para Paranhos o maior parque infantil da cidade: o parque do Covelo. Para além da construção do parque infantil foi possível dar utilização a um parque verde que a freguesia de Paranhos tinha e que não podia utilizar. O investimento foi de 1,6 milhões de euros e possibilitou a criação de zonas com relva para vários jogos, um pequeno anfiteatro com bancadas em granito, uma esplanada e uma horta pedagógica. Passados 6 anos da inauguração, continua a ser o "bosque de aventuras" (torre de atividades, com túneis, escorregas e escadas) que mais delicia os mais novos.
O desafio para o mandato 2009/2013 era reabilitar o parque infantil do Amial e construir um novo parque infantil na zona da Areosa.
A reabilitação do Parque Infantil do Amial foi conseguida, num investimento de cerca de 75 mil euros, com a substituição dos equipamentos infantis, o reforço da iluminação e um pavimento especial.
Não foi possível avançar com o parque infantil da Areosa porque ocorreram alguns contratempos na escolha do melhor local para o efeito. Inicialmente, pensou-se no terreno ao lado da igreja da Areosa, mas este acabou por ser cedido à Paróquia para lá instalar um espaço de apoio aos escuteiros e aos grupos de jovens. A hipótese de ser no terreno junto à escola EB2,3 da Areosa também chegou a estar em cima da mesa, mas acabou por ser abandonada dado tratar-se de um terreno mais pequeno. Por fim, foi possível pensar a obra para o terreno junto à Quinta do Rancho Folclórico de Paranhos, no gaveto da Rua Dr. Eduardo Santos Silva com a Rua Horácio Marçal.
As obras já começaram no inicio de dezembro e prevê-se que terminem no inicio de março. A obra tem um custo de cerca de 130 mil euros e consistirá na instalação de equipamentos infantis e de mobiliário urbano, na colocação de pavimentos de segurança e na beneficiação e/ou execução de acessos.
A Junta de Freguesia de Paranhos tem já solicitado ao Município a criação de um novo parque infantil no jardim de arca de água, bem como, a dotação dos parques infantis do Amial e da Areosa com equipamentos de ginástica ao ar livre para jovens e adultos.