Terça, 28 de Dezembro de 2021

Plano e Orçamento para 2022 aprovado sem votos contra

Plano e Orçamento para 2022 aprovado sem votos contra

No passado dia 27 de dezembro foi aprovado, sem votos contra, o Plano e Orçamento da Junta de Freguesia de Paranhos para o ano de 2022. Trata-se do maior orçamento dos últimos anos, sobretudo devido ao facto de ter ocorrido um reforço orçamental relativo às competências delegadas pelo Município nas Juntas de Freguesia da Cidade e também à delegação da gestão do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo que, a partir de 2022, passará a ser gerido pelas Juntas.

Deixamos aqui transcritos excertos deste documento que se encontra disponível na íntegra no site da Junta de Freguesia de Paranhos, em:
https://www.jfparanhos-porto.pt/pt/documentos-oficiais/planos-e-orcamentos

“Prevê-se que o ano de 2022 seja um ano de retoma da atividade na sua plenitude, mesmo com os condicionalismos que advêm da crise pandémica vivida nos últimos 2 anos. Certo é, que todos tivemos de ajustar a nossa vivência e a forma como a sociedade se comporta e interage, mas, não podemos deixar de valorizar a resposta dos portugueses a esta pandemia. A resiliência, o espírito de sacrifício, a capacidade de superação e a solidariedade demonstradas neste período permitem-nos acreditar que iremos sair mais fortes.
Perderam-se competências de socialização, as problemáticas de carência socioeconómica e de desemprego acentuaram-se e teremos todos de unir esforços no sentido da recuperação da pandemia ao nível das questões económicas e sociais, mas também no sentido de promover uma retoma da normalidade sem descurar as medidas necessárias à proteção de todos, não prejudicando todas as vitórias que se conseguiram frente à pandemia. 
As instituições e as forças vivas da freguesia devem estabelecer mais pontes e parcerias de forma a juntos ultrapassarmos este período e seguirmos mais fortes e unidos rumo a um futuro melhor.
Prevemos um cenário em que será possível desenvolver o Plano de Atividades na sua plenitude em 2022, ao contrário dos anos de 2020 e 2021 onde a pandemia impediu que tal ocorresse, tendo em conta as regras e orientações definidas pelas entidades competentes.
Continuaremos, à semelhança dos anos anteriores, a promover um forte investimento na Ação Social de forma a mitigar, em conjunto com a nossa Comissão Social de Freguesia, os efeitos da pandemia junto da comunidade e das famílias, não esquecendo a necessidade da promoção de atividades que colmatem as necessidades dos mais idosos.
Desenvolveremos estratégias e realizaremos investimentos para estarmos ainda mais próximos dos cidadãos, procedendo a uma modernização dos nossos serviços no sentido de facilitar a interação e o acesso aos mesmos.
Não deixaremos de acompanhar as associações e coletividades mantendo as parcerias atuais e criando novas.
O novo Executivo da Junta de Freguesia, renovado quase na sua totalidade, manterá a política de rigor, inovação e transparência que são marca das gestões anteriores. É um Executivo renovado, mas em linha com os anteriores, alicerçado na proximidade à população, na experiência, na competência e na visão de futuro.
Procedemos a uma reorganização e reformulação de Pelouros, no sentido de definir novas áreas de atuação e dar uma melhor resposta a determinadas problemáticas. No entanto, manteremos todas as principais atividades dinamizadas nos Executivos anteriores, incrementando novas que possam ir de encontro a novos públicos ou colmatar novas carências.
Paranhos manter-se-á como uma Freguesia de referência, quer pelas boas práticas de gestão, quer pela forma dinâmica e inovadora como atua junto da sua população.”