Quinta, 11 de Janeiro de 2018

Terapia a 4 patas para crianças especiais

No primeiro semestre de 2017, a Junta de Freguesia de Paranhos promoveu um projeto piloto de Terapia Assistida por Animais na Unidade de Multideficiência da Escola EB2/3 Pêro Vaz de Caminha, que permitiu abranger 7 crianças com necessidades especiais.
Esta terapia baseia-se numa prática com critérios específicos, onde o animal é parte principal e integrante do tratamento, e tem como objetivo promover o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo.
O projeto foi dinamizado por uma equipa certificada da Associação Ladra Comigo, constituída por profissionais de saúde e cães terapeutas. Ao longo da implementação do projeto foram visíveis os benefícios nos participantes, verificando-se que a presença do animal permitiu ultrapassar problemas sensoriais e comportamentais.
Tendo em conta as potencialidades das terapias assistidas por animais e depois de o projeto ter passado pelo período piloto, onde foi bem-sucedido e recebido por parte dos professores e encarregados de educação, a Junta de Freguesia de Paranhos vai agora estender esta iniciativa em mais duas Unidades de Multideficiência da EB de São Tomé e da EB 2/3 da Areosa.