Segunda, 04 de Janeiro de 2021

Terapia Assistida por Animais, uma aposta de sucesso!

Terapia Assistida por Animais, uma aposta de sucesso!

Neste ano letivo (2020/2021), a Junta de Freguesia de Paranhos continua a proporcionar aos Centros de Apoio à Aprendizagem das Escolas EB2,3 Pêro Vaz de Caminha e da Areosa, a terapia assistida por cães, em colaboração com a Associação Ladra Comigo, beneficiando cerca de 20 alunos.

A Terapia Assistida por Animais tem como objetivo melhorar o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo. Pretende-se a promoção da saúde física através da diminuição da solidão e da depressão, a diminuição da ansiedade e um aumento do estímulo para a prática de exercícios.

Ao longo dos últimos meses foram promovidas competências de auto-cuidado através do cuidar do cão. Os alunos foram desafiados a escovar os cães, a dar banho seco com espuma e a enfeitar os cães com molas e laços coloridos. Através deste tipo de atividade é possível trabalhar a noção das cores, bem como a motricidade fina.

Ao longo das sessões é possível verificar a interação entre o aluno com o cão, permitindo trabalhar aspetos como a atenção, concentração nas tarefas, a autonomia, o cumprimento de regras e limites e adequação comportamental.

Desde a implementação do projeto é notório a evolução de cada um dos casos assistidos, daí a aposta na continuidade desta iniciativa por parte da Junta de Freguesia de Paranhos.