Quinta, 07 de Junho de 2012

Vereadora do Conhecimento e Coesão Social, Guilhermina Rego, visitou a EB1 Costa Cabral, totalmente requalificada.

A intervenção nos recreios das EB1/JI da cidade tem sido uma prioridade do atual Executivo Municipal, no pressuposto de que é essencial garantir as condições de segurança e higiene presentes nas escola do 1º Ciclo e jardins de infância, em igual circunstância.

Neste momento, estando praticamente concluída a requalificação do edificado de todas as EB1, entende o Município estar na hora de melhorar os espaços exteriores das escolas de 1º Ciclo da rede pública.

Esta intervenção tem por base um estudo elaborado pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, que produziu um diagnóstico no qual está patente a necessidade de intervenção ao nível dos recreios, em diversas escolas da cidade, e um plano de intervenção a médio e longo prazo.

Neste âmbito, o primeiro recreio escolar a ser requalificado foi o da EB1 Costa Cabral, tendo sido criada uma zona específica para o jardim de infância no centro dos edifícios (mais resguardada), uma horta pedagógica e um campo de jogos.

A intervenção no recreio da EB1 Costa Cabral integra a segunda fase de requalificação deste estabelecimento/ampliação, que contemplou a criação de duas salas de jardim de infância, instalação de sanitários, traduzindo-se na rentabilização de recursos, quer físicos, bem como a requalificação do recreio escolar, numa área superior a cinco mil metros quadrados.

A preocupação foi conceber um espaço novo, de recorte inovador e que facilite a atividade letiva, extra curricular, bem como o envolvimento de toda a comunidade educativa, fomentando a partilha e bem-estar de todos que dele farão uso.

A intervenção no recreio escolar foi da responsabilidade da empresa projetista - Omega, Serviços de Engenharia, num investimento superior a 200 mil euros, um projeto cofinanciado no âmbito do QREN.