Programa Chave de Afetos

O Programa Chave de Afetos é uma solução integrada com componente tecnológica e humana que monitoriza as pessoas idosas de forma contínua, contribuindo para uma diminuição do isolamento sénior. Promove a inclusão social e as relações afetivas, potenciando um sentimento de segurança subjetiva, essencial para a permanência no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados.

O programa propõe três eixos de intervenção que se complementam e beneficiam os utentes, a rede de suporte, o Estado e a comunidade:
- Sinalização de casos de idosos em risco e o desenvolvimento de diagnóstico social - assegurado pelo trabalho de proximidade e em rede de parceiros sinalizadores;
- Serviço de teleassistência - dispondo de um dispositivo conveniente e de fácil utilização, inclui múltiplas funções, nomeadamente acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano;

- Acompanhamento de voluntários (visitas semanais ou quinzenais) - tem por base o interesse e o perfil da pessoa idosa, com o objetivo de estimular a convivência e a participação em atividades dentro e fora do domicílio, promovendo a socialização e os afetos. Dada a situação de saúde pública atual, e a necessidade de distanciamento social, não são realizadas as visitas presenciais, apenas contactos telefónicos.

O projeto tem como público-alvo pessoas isoladas com 65 ou mais anos, com inexistente/insuficiente retaguarda familiar, residentes na Freguesia de Paranhos, com rendimento médio mensal até 650 €.

 
 

Contacto: 22 502 00 46 (Chamada para a rede fixa nacional) | servico.social@jfparanhos.pt